Notícias

Divulgação da Investigação Clínica desenvolvida no CHLO

10/04/2024

O Serviço de Inovação e Investigação Clínica do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO) foi um dos 14 premiados da 1ª edição dos Prémios AICIB em 2021, com o projeto “Divulgação da Investigação Clínica desenvolvida no CHLO”. O projeto foi desenvolvido com sucesso por uma equipa multidisciplinar, envolvendo investigadores, o Serviço de Inovação e Investigação Clínica, o Departamento de Comunicação e o Departamento de Informática.

As principais ações desenvolvidas foram:

  • criação da página web do Departamento de Investigação Clínica do CHLO, para promotores, investigadores, participantes e população geral);
  • Adição de uma aba com informação sobre a Investigação Clínica desenvolvida no CHLO no aplicativo mobile “myCHLO”, para os utentes.

O Centro pretende tornar o recrutamento de participantes de ensaios clínicos mais eficiente (aumentando a taxa de recrutamento e reduzindo o tempo de recrutamento); e aumentar o conhecimento sobre a Investigação Clínica no CHLO, tanto dos utentes como dos investigadores.

De acordo com o Centro, graças à implementação do projeto foi possível aumentar o número de submissões da parte de promotores e de investigadores, assim como, aumentar o número de contatos da parte dos doentes acerca de ensaios clínicos específicos. Nos indicadores avaliados pelos Prémios ACIB, entre 2020 e 2022, obteve-se um aumento do número de estudos de iniciativa do investigador (iniciados) de 15 para 24.

Assista já à descrição do projeto.

Notícias Relacionadas