Notícias

Criação de um sistema automatizado de submissão de estudos sem intervenção

12/04/2024

A Unidade de Inovação e Desenvolvimento (UID) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi um dos 14 premiados da 1ª edição dos Prémios AICIB em 2021, com o projeto de “Criação de um sistema automatizado de submissão de estudos sem intervenção”, através de um portal web.

O sistema é constituído por 3 módulos:

  1. Interface com o investigador que consiste num formulário para preenchimento. Foi desenvolvido um guia-prático de apoio à submissão, com instruções para o preenchimento dos formulários e anexação de documentação no portal.
  2. Validação e autorização institucional. Os responsáveis de cada departamento onde decorre o estudo aprovam a realização do estudo na plataforma.
  3. Formação. O sistema prevê a revisão e mentoria dos projetos por investigadores mais experientes do CHUC ou da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

O projeto foi implementado com sucesso, e a UID destaca a importância da colaboração com Serviço de Tecnologias e Sistemas de Informação do CHUC tanto na implementação do projeto como na articulação com os fornecedores do software.

Com este projeto, a UID pretende tornar o processo de submissão mais simples, rápido e eficaz, reduzindo o tempo de processamento e aprovação interna e aumentando a adesão aos requisitos regulamentares. O objetivo final é fomentar o envolvimento dos profissionais do CHUC em estudos de investigação, incrementar do número de estudos submetidos, aumentando o rendimento, visibilidade e impacto do Centro.

Nos indicadores avaliados pelos Prémios AICIB, entre 2020 e 2022, obteve-se uma redução do tempo de aprovação de 84 para 56 dias (nos estudos observacionais) e de 184 para 155 (nos ensaios clínicos). Assista já à descrição do projeto.

Notícias Relacionadas