Notícias

CASCIFFO – CApacitacão de Software do Centro de Investigação Fernando Fonseca

16/04/2024

A Unidade de Investigação Clínica (UIC) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) foi um dos 14 premiados da 1ª edição dos Prémios AICIB em 2021, com o projeto “CASCIFFO – CApacitacão de Software do Centro de Investigação Fernando FOnseca”.

Este projeto consistiu no desenvolvimento e implementação de um software para gestão das atividades relacionadas com os estudos de investigação (desde a submissão do protocolo à implementação do estudo). A solução permite integrar e aceder a informação das vertentes administrativa, clínica e financeira provenientes de diferentes sistemas, assim como sincronizar os dados. Paralelamente, o software permite a monitorização de métricas relativas ao potencial científico interno, à avaliação do desempenho e da qualidade e a indicadores de benchmarking.

A plataforma foi desenvolvida com sucesso em parceria com Departamento de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Com este projeto, a UIC espera:- Reduzir o tempo do processo interno de aprovação de estudos;- Aumentar o número de ensaios clínicos e estudos observacionais;- Assegurar o registo completo e rigoroso da investigação clínica;- Garantir a transparência e segurança de todo o processo;- Facilitar a comunicação entre investigadores, promotores e a administração do Hospital; 

Nos indicadores avaliados pelos Prémios AICIB, entre 2020 e 2022, destaca-se: 1) a redução do tempo médio entre submissão do estudo e assinatura do contrato financeiro de 152 para 90 dias; 2) o aumento do número de ensaios clínicos (iniciados) de 23 para 35, e; 3) o aumento da taxa de recrutamento de doentes de 48% para 75%.

Assista já à descrição do projeto.

Notícias Relacionadas