A Unidade de Investigação Clínica do Instituto Português de Oncologia do Porto FG (IPO-Porto) foi um dos 14 premiados da 1ª edição dos Prémios AICIB em 2021 com o projeto de criação de uma “Consulta de Grupo Multidisciplinar de Oncologia Molecular (Molecular Tumor Board, MTB)”.
Este projeto enquadra-se na estratégia do IPO na área da oncologia de precisão. O MTB consiste numa reunião periódica de um grupo multidisciplinar composto por vários especialistas, nomeadamente oncologista, patologista e perito em oncogenética. A instituição refere que o grupo tem um papel crucial na integração do perfil clínico, patológico e molecular do tumor e da sua relevância no processo de decisão clínica e, assim, na tradução do perfil molecular em benefício clínico. O MTB define ainda padrões para teste, fornece recomendações clínicas e orienta a abordagem terapêutica subsequente.
O projeto foi implementado com sucesso e pretende ser uma plataforma de tomada de decisão não se só a nível local, mas estar igualmente disponível a nível nacional.
Uma das vantagens da implementação do MTB identificada pelo Centro é a aceleração da inclusão dos pacientes em ensaios clínicos, reduzindo a alocação a tratamentos off-label. Durante um ano, o MTB avaliou cerca de 20 casos clínicos por mês, incluindo doentes referenciados por outros hospitais portugueses (cerca de 20%). Foram realizadas mais de 200 sequenciações de perfil molecular tumoral. Cerca de 20 doentes foram encaminhados para ensaios clínicos.
Nos indicadores avaliados pelos Prémios ACIB, entre 2020 e 2022, destaca-se o aumento do número de ensaios clínicos (iniciados) de 22 para 32.
Assista já à descrição do projeto.