Notícias

Foi lançada a newsletter Informação Saúde Europa – setembro 2022

12/09/2022

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

Cluster Saúde: Os resultados dos concursos de 2022 de “uma fase” já se encontram divulgados. Portugal captou um total de 23.1 Milhões de Euros distribuídos por 49 participações nacionais em 26 projetos de I&D, 4 dos quais coordenados por entidades portuguesas. A equipa de NCPs Saúde felicita todas as organizações vencedoras!

O total de fundos captados na área da saúde do Horizonte Europa, desde o seu início em 2021, correspondem a 2.96% do total do financiamento europeu disponível e superaram já a meta de 2% estabelecida pelo Governo.

Missão Cancro: Os resultados dos últimos concursos da Missão Cancro também já foram divulgados, com a atribuição de cerca de 2.6 Milhões de euros de fundos europeus a 3 projetos transnacionais e a participação de 5 entidades nacionais.

A Comissão Europeia publicou recentemente a nova lista de peritos selecionados para os painéis de aconselhamento das Missões do Horizonte Europa (Missão Cancro incluída) para o período de 2022 a 2025.

Key Digital Technologies (KDT): permanecem abertos os concursos KDT para 2022, com prazo de submissão de candidaturas a 21 de setembro de 2022.

Innovative Health Initiative (IHI): Os concursos para 2023/24 já se encontram em preparação. Tem uma ideia para um tópico? Alinhada com os objetivos da IHI e enquadrada na sua Agenda Estratégica de Investigação e Inovação? Sugira-a à IHI! É possível contribuir para os tópicos. Toda a informação  está disponível no sítio internet da IHI.

HOP-ON: Candidaturas abertas até dia 10 de novembro 2022, ao instrumento Hop-On do Programa Widening. Este consiste numa candidatura conjunta entre uma entidade de um país Widening (em que Portugal se inclui) e o coordenador de um projeto aprovado em concursos do Pilar 2 ou do EIC Pathfinder (que não inclua nenhum país pertencente ao Widening). A lista de projetos elegíveis já está publicada. Contacte os NCPs Widening para mais informações.

European Research and Innovation DaysÉ já dias 28 e 29 de setembro o principal evento de Investigação e Inovação da Comissão Europeia do ano. Este evento reunirá investigadores, académicos, clínicos, empresários, decisores políticos e o público em geral, para debater e definir o futuro da investigação e inovação na Europa. O evento é online, com registo obrigatório e o Programa já foi divulgado.

Webinars: A Comissão Europeia promove os seguintes webinars de capacitação da comunidade, sem necessidade de inscrição,nas seguintes datas:

Outros

EU4Health: Dia 8 de julho será realizado o Stakeholders’ Event, no qual é promovida uma consulta OMS Europa: o draft do Plano de Ação da Região Europa para a Saúde Digital, encontra-se publicado e será submetido a aprovação na 72ª sessão da OMS-Europa a ter lugar em Israel, de 12 a 14 de setembro de 2022. O Plano identifica quatro prioridades estratégicas: (i) estabelecer normas e desenvolver orientações técnicas; (ii) reforçar as capacidades dos países para melhor governar a transformação digital no setor da saúde e promover a literacia em saúde digital; (iii) construir redes e promover o diálogo e a troca de conhecimentos; e (iv) horizon-scanning de soluções centradas no paciente que possam ser replicadas e ampliadas.

Notícias Relacionadas