Notícias

National Cancer Hub – Convite à participação no Stakeholders Group

28/09/2022

A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e a Direção Geral da Saúde (DGS) convidam à submissão de manifestações de interesse para integrar o Stakeholders Group do National Cancer Hub.

Prazo para submissão das manifestações de interesse: 15 de outubro de 2022.

O Stakeholders Group do National Cancer Hub tem como principal objetivo apoiar a implementação do Europe’s Beating Cancer Plan (EBCP) e da Missão Cancro através do fomento da participação portuguesa em iniciativas de estratégia e financiamento europeu e nacionais na área do cancro.

A participação no Stakeholders Group é aberta a toda a comunidade nacional, tanto a título individual como em representação de entidades nacionais tais como instituições de saúde, academias, institutos de investigação, sociedades científicas, ordens profissionais, organizações de doentes, indústria, organizações da sociedade civil, entre outras. O Stakeholders Group do National Cancer Hub vigorará pelo período de vigência do Europe’s Beating Cancer Plan, próxima reunião Plenária: 20 de outubro de 2022 (14h30-16h30).

As principais atividades do Stakeholders Group incluem:

  • Mapeamento das oportunidades de financiamento na área do cancro, incluindo Missão Cancro, Programa EU4Health, Programa Europa Digital, entre outros programas europeus e nacionais;
  • Participação em Grupos de Trabalho Temáticos, em linha com o Plano Nacional de Luta contra o Cancro 2021-2030:
    • Prevenção
    • Deteção precoce
    • Diagnóstico e tratamento
    • Sobreviventes
    • Áreas transversais (Cancro Pediátrico, Informação em Saúde, Investigação e Desenvolvimento)
  • Identificação de prioridades nacionais nas várias áreas temáticas;
  • Promoção da participação de entidades portuguesas nos concursos europeus relacionados com o cancro.
  • Apoiar o desenvolvimento de ações colaborativas e multidisciplinares na área do cancro orientadas com os princípios da Missão Cancro e do EBCP.

A participação no Stakeholders Group não implica qualquer tipo de remuneração ou reembolso de despesas. O grupo deverá reunir com uma periodicidade trimestral (sujeito a revisão) por via remota ou presencial e poderá exigir o desenvolvimento de trabalho preparatório como a elaboração e revisão de textos escritos, de apresentações ou outros documentos. Os elementos que integram o Stakeholders Group poderão, sempre que se justifique, ser consultados ad-hoc, em grupo ou a título individual.

Prazo para submissão das manifestações de interesse: 15 de outubro de 2022.

Submissão das manifestações de interesse através do link.

Nota: os atuais membros do NCH-PT não necessitam submeter nova manifestação de interesse

Notícias Relacionadas