Notícias

Portugal fecha o biénio (2021-22) com mais de 60 Milhões de EUR para projetos de I&I em Saúde

03/01/2023

O Horizonte Europa, Programa-Quadro Europeu focado no financiamento de projetos de investigação e inovação (I&I), está a completar dois anos de existência.

Na área estratégica da saúde – Cluster Saúde e Missão Cancro – foram já financiados 248 projetos, correspondendo a um investimento de 2.073 milhões de EUR. Portugal soma já 61.2 Milhões de Euros em resultado da participação de 137 organizações nacionais em 86 projetos de I&I, 9 dos quais coordenados por entidades nacionais. Estes valores correspondem a 2.95% do total do financiamento europeu disponível para esta área estratégica, superando, atualmente, a meta de 2% estabelecida pelo Governo.

Os Institutos de Investigação e as entidades de Ensino Superior encontram-se entre as organizações que captaram o maior volume de financiamento, com 69% dos fundos captados.

Os Hospitais captaram cerca de 4.4 Milhões de Euros, representando 7% dos fundos captados. Este aumento real do financiamento angariado pelos Hospitais, quando comparado com o obtido durante o Horizonte 2020 (3.6 Milhões de Euros), reflete a aposta feita pela AICIB de apoiar o envolvimento destas entidades nos concursos colaborativos da área da saúde.

Novos concursos de financiamento de projetos de I&I em Saúde para 2023/24

Os novos Programas de Trabalho do Horizonte Europa para o biénio 2023/24 foram publicados no início de dezembro de 2022 revelando um investimento superior a 13.000 milhões de EUR para projetos de I&I em diferentes áreas de conhecimento.

Cerca de 10% deste valor, 1.350 milhões de EUR, destinam-se a financiar projetos de I&I na área da saúde através do apoio a cerca de 165 novos projetos em diversas áreas da saúde tais como prevenção e tratamento da doença, saúde digital, ensaios clínicos, medicina personalizada, inteligência artificial em saúde, doenças raras, doenças infeciosas, dispositivos médicos, desenvolvimento dos sistemas de saúde (entre outros).

No próximo biénio, 2023 será o ano com maior número de concursos e maior financiamento disponível. É por isso fundamental identificar desde já quais as oportunidades disponíveis que se enquadram melhor com as suas ideias e projetos de forma a maximizar o sucesso no processo de candidatura.

Para mais informações sobre os novos concursos contacte os seus NCPs Saúde e participe nos InfoDays organizados pela Comissão Europeia já nos próximos dias 17 (Missão Cancro) e 19 (Cluster Saúde) de janeiro.   

Notícias Relacionadas