Notícias

Foi lançada a newsletter Informação Saúde Europa – janeiro 2023

05/01/2023

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

Cluster Saúde: Portugal fecha o biénio (2021-22) com mais de 60 Milhões de EUR para projetos de I&I em Saúde. Mais informações sobre os resultados dos dois primeiros anos do Cluster Saúde e Missão Cancro aqui.

Os primeiros concursos de 2023 abrem já dia 12 de janeiro 2023. São 847 milhões de euros distribuídos por 29 concursos para projetos de I&I em saúde. Consulte o Programa de trabalhos do Cluster Saúde e contacte os NCPs Saúde para eventuais dúvidas. Está agendado para dia 19 de janeiro 2023 o Infoday online promovido pela Comissão Europeia sobre os tópicos de 2023. Se constituir um consórcio é um desafio para si, a rede de NCPs Saúde (HNN3.0) dá-lhe uma ajuda: no dia 20 de janeiro 2023 será organizado um evento de Brokerage para procura de parceiros a nível europeu.

O passado e o futuro dos Programas europeus de I&I: Não deixe de dar a sua opinião sobre o passado, presente e o futuro dos Programas-Quadro de Investigação e Inovação, para perceber quais os desafios encontrados pela comunidade de investigadores e inovadores no Horizonte 2020 e no Horizonte Europa. Participe até dia 23 de fevereiro 2023 nesta consulta pública promovida pela Comissão Europeia.

Missão Cancro: O Programa de Trabalhos das Missões já se encontra disponível e os concursos da Missão Cancro abrem já no dia 12 de janeiro de 2023, com um orçamento total de 110 milhões de euros distribuídos por 4 concursos.

Para mais informações sobre estes concursos não perca o Infoday online para a Missão Cancro, organizado pela Comissão Europeia, que terá lugar no dia 17 de janeiro de 2023.

ERA4Health: A parceira europeia da saúde ERA4Health lançou os dois primeiros concursos transnacionais conjuntos:

Para questões relacionadas com os procedimentos concursais utilize o endereço era4health@fct.pt

Innovative Health Initiative (IHI): Estará aberto até 15 de março de 2023 o concurso IHI call 3. A IHI realizou, em dezembro de 2022, os IHI Call 3 Days com sessões de esclarecimento. Se não teve oportunidade de assistir ou pretende rever o que foi apresentado, pode encontrar a gravação do evento aqui. No próximo dia 18 de janeiro terá lugar o IHI Call 4 Days, com sessões de esclarecimento e evento de Matchmaking onde terá a oportunidade de apresentar as suas ideias através de sessões de Pitching. Não perca esta oportunidade. Inscreva-se e participe.

Horizonte Europa: A participação das organizações do Reino Unido mantém-se como indicado na lista de países associados e países terceiros, ou seja, devem ser consideradas beneficiárias e solicitar financiamento ao Horizonte Europa aquando da candidatura. Para mais informações consulte ‘UK Participation and UK Horizon Europe Guarantee’ da UKRI.

Outros

EU4Health: Permanecem abertos até ao dia 21 de fevereiro 2023, os concursos da segunda vaga de 2022 do Programa Europeu EU4Health. Comece já a planear os futuros concursos. Analise o programa EU4Health 2023 e coloque as suas dúvidas aos Pontos Focais Nacionais da DGS e ACSS que acompanham este programa.

União Europeia da Saúde: No dia 25 de dezembro de 2022 foi criada a União Europeia da Saúde para dotar a União Europeia com as capacidades necessárias no que respeita à prevenção, preparação, vigilância, avaliação de riscos, alerta precoce e resposta a ameaças transfronteiriças graves para a Saúde.

European Cancer Imaging Initiative: Esta é uma das flagships do Europe’s Beating Cancer Plane tem como objetivo promover a inovação e a utilização das tecnologias digitais no tratamento e cuidados em cancro, no apoio à tomada de decisão clínica, em diagnósticos, tratamentos e numa medicina preditiva mais precisa e eficaz para os doentes oncológicos. A Comissão Europeia irá fazer o lançamento desta iniciativa no dia 23 de janeiro de 2023, num evento híbrido. 

UNCAN.eu: O projeto UNCAN.eu tem como grande objetivo definir a Agenda Estratégica de Investigação e Inovação para o Cancro . Nesse sentido, está aberto até 20 de fevereiro de 2020 um questionário dirigido a todos os cidadãos europeus para saber quais as suas expectativas e prioridades em investigação para o cancro. Participe!

Health Data Hub  EU Pilot: No âmbito do projeto piloto HealthData@EU focado no desenvolvimento do futuro European Health Data Space para o uso secundário de dados de saúde, encontram-se abertas as candidaturas para peritos do External Advisory Board do projeto piloto. Mais informações e candidaturas aqui.

Notícias Relacionadas