Notícias

AICIB participou no 41º Encontro Nacional de MGF

10/04/2024

A AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica esteve presente no 41º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (MGF), organizado pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar – APMGF, que decorreu entre os dias 3 e 6 de abril de 2024, em Albufeira.

Em representação da AICIB, Sandra Amaral, participou como oradora na sessão intitulada “Investigação em CSP: onde estamos e o que serão as PBRNs?” no dia 5 de abril. O foco da apresentação foi o conceito de Practice-Based Research Networks (PBRNs) – redes colaborativas de profissionais de saúde e académicos que desenvolvem investigação baseada na prática, com o intuito de melhorar a prestação de cuidados de saúde. Foram sublinhadas as vantagens e oportunidades para a implementação destas redes no momento atual no nosso país, assim como referidos exemplos internacionais.

Foi divulgado o “Documento de apoio à constituição de Practice-Based Research Networks (PBRNs) em Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal”, elaborado em parceria com o Departamento de Investigação da APMGF. Este documento pretende divulgar este conceito em Portugal, adaptar o modelo à realidade nacional e facilitar a sua implementação.

Foram ainda anunciadas as Bolsas AICIB CSP recentemente lançadas pela AICIB para apoiar a criação e desenvolvimento de estruturas de apoio à investigação clínica em CSP, segundo o modelo PBRN. A bolsa consiste na atribuição do valor monetário de 20.000€ assim como no acompanhamento dos 4 projetos premiados ao longo dos 2 anos de duração da Bolsa.

Esta foi uma oportunidade de divulgar a AICIB e as suas atividades junto dos médicos de família e ainda de os sensibilizar para a importância do desenvolvimento de investigação clínica no âmbito dos cuidados de saúde primários.

Notícias Relacionadas