A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica – AICIB participou no primeiro de três Deep Dives in Precision Cancer Medicine do IPO-Porto organizado no âmbito do projeto Europeu CCI4EU – Comprehensive Cancer Infrastructures for the European Union.
O projeto CCI4EU é liderado pela OECI – Organização dos Institutos Oncológicos Europeus e envolve um total de 55 entidades de 32 países.
As “Infraestruturas Compreensivas de Cancro” (CCI) são entidades novas, criadas no âmbito da Missão Cancro, que reúnem diversas instituições com competências bem estabelecidas na prevenção, rastreio/deteção precoce, diagnóstico, tratamento, seguimento, reabilitação e cuidados paliativos do doente oncológico. Além disso, estas estruturas articulam a atividade assistencial com a formação e a investigação em Cancro, assegurando assim sempre que possível a prestação de cuidados de vanguarda aos seus utentes.
O Centro Compreensivo de Cancro do Porto (Porto Comprehensive Cancer Center Raquel Seruca – Porto.CCC), consórcio que integra o IPO Porto e o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, representa Portugal neste projeto e propôs-se desenvolver as ações necessárias para a criação e desenvolvimento de uma CCI para a região Norte do país, alavancando colaborações já existentes com unidades locais de saúde (ULS) nesta região e, com isso, alargando a sua rede de cuidados de saúde de elevada qualidade a uma maior fatia da população Portuguesa.
A criação do CCI da região Norte virá ainda reforçar a capacidade de realizar estudos clínicos trazendo mais valor não apenas para a região, mas para todo o ecossistema nacional na área do cancro, dos doentes à economia.
A AICIB esteve representada nesta reunião por Hugo Soares (Gestor de Ciência da AICIB) que apresentou a agência e o National Cancer Hub-PT – iniciativa coordenada em conjunto com a Direção-Geral da Saúde – a um painel de avaliadores internacionais. O papel da AICIB enquanto agente facilitador da inovação clínica e biomédica e na criação de redes colaborativas foi objeto de vastos elogios por parte da audiência internacional, reforçando o posicionamento da AICIB como agência de referência na Europa.