Com o objetivo de estabelecer estruturas de apoio à implementação da Missão Cancro – os National Cancer Mission Hubs (NCMH) – em cada Estado-Membro e País Associado ao programa Horizonte Europa da Comissão Europeia, a AICIB em colaboração com o Observatório Europeu dos Sistemas de Saúde e Políticas (uma parceria acolhida pela Organização Mundial da Saúde), está a desenvolver uma nova categoria de diálogos de políticas públicas – os Inception Dialogues. Esta iniciativa é financiada pela Comissão Europeia no âmbito do projeto ECHoS – coordenado pela AICIB.
Os Inception Dialogues são reuniões de co-criação e planeamento dos NCMH envolvendo diversos parceiros nacionais. O objectivo é tornar os NCMHs estruturas de relevância nacional e transversal a diversos sectores por forma a facilitar a implementação dos objetivos da Missão do Cancro de apoio à investigação e aos cuidados de saúde em cancro nos diversos países.
O segundo Inception Dialogue aconteceu em Portugal, na cidade do Porto, no dia 1 de outubro de 2024 no âmbito de uma sessão de reflexão organizada pela AICIB sob o mote “Combater o Cancro: um Objetivo Europeu, uma Determinação Nacional”.
A reunião contou a participação de representantes da Comissão Europeia, Kay Duggan-Walls (Direção-Geral da Investigação e Inovação da Comissão Europeia) e Vittoria Carraro (Direção-Geral da Saúde e Segurança Alimentar da Comissão Europeia) que apresentaram a visão da Comissão Europeia para a área do cancro, nomeadamente aqueles ligados à implementação da Missão Cancro e da Estratégia Europeia de Luta Contra o Cancro (EBCP) assim como o papel fundamental dos NCMHs na implementação de ambas as iniciativas.
Também no centro da discussão esteve o papel desempenhado pelos cidadãos e atores não tradicionais na implementação dos objetivos da Missão do Cancro e da EBCP e a ligação destas iniciativas com a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro.
O elevado número de projetos em curso e de projetos planeados é indicador da necessidade de criar pontes entre a comunidade portuguesa e a comunidade europeia por forma a criar a capacidade para a implementação destas iniciativas no nosso país.
A terminar a primeira parte da reunião, focada nos aspectos europeus, Anabela Isidro (Coordenadora do ECHoS e Membro da Direção da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica – AICIB) falou sobre o trabalho realizado pelo projeto ECHoS na capacitação dos parceiros para a criação de NCMHs em cada país.
Após a apresentação do Panorama Europeu, José Dinis (Diretor do Programa Nacional de Doenças Oncológicas da Direção-Geral da Saúde) e Hugo Soares (Co-coordenador da ECHoS) apresentaram a situação nacional relativamente à implementação da estratégia nacional de luta contra o cancro, horizonte 2030, e o trabalho desenvolvido pelo National Cancer Hub-PT.
Na segunda parte da reunião, o Observatório Europeu dos Sistemas de Saúde e Políticas (OBS/Organização Mundial da Saúde) incitou os especialistas presentes a apresentarem ideias e sugestões para o NCH-PT.
A discussão, moderada por Dheepa Rajan, Florian Tille e Yulia Litvinova, destacou a necessidade de continuar a investir no envolvimento dos doentes e na simplificação dos aspetos administrativos do sistema português.
Também foi sublinhado o importante papel do NCH-PT em facilitar a colaboração entre os diversos atores da comunidade nacional na área do cancro.
Para encerrar a reunião, Ebba Hallersjö Hult, da Escola de Economia de Estocolmo, partilhou a experiencia da iniciativa “Vision Zero Cancer”, demonstrando como uma abordagem estruturada e ambiciosa na área do cancro, organizada de acordo com as diretrizes de investigação orientadas por missões, pode resultar em soluções significativas e mais perto de uma potencial aplicação.
No final, muitos dos participantes descreveram esta reunião como um exemplo inspirador, incentivando à colaboração entre múltiplos parceiros tanto do setor privado como público na luta contra o cancro.
Veja mais fotografias do 2º Inception dialogue.