CAC – Centros Académicos Clínicos

CAC existentes

Foram criados, até à data, nove centros académicos clínicos em Portugal, que associam unidades orgânicas de instituições de ensino superior a unidades prestadoras de cuidados de saúde e unidades de investigação.

Centro Académico de Medicina de Lisboa,

consórcio entre o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, E. P. E., a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Instituto de Medicina Molecular.

Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga)

associação entre a Universidade do Minho (através da Escola de Medicina e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde), o Hospital de Braga, E.P.E., e o Hospital CUF-Porto.

Centro Clínico Académico de Lisboa

consórcio entre o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, E. P. E.; Faculdade de Ciências Médicas/NOVA Medical School; Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E. P. E.; Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa; Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa Central, Loures-Odivelas e Lisboa Ocidental e Oeiras, representados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P.; Escola Nacional de Saúde Pública/NOVA National School of Public Health; Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E. P. E.; Hospital de Santarém, E. P. E.; Centro Hospitalar do Médio Tejo, E. P. E.; Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E. P. E.; Hospital de Vila Franca de Xira, E. P. E.

Centro Académico Clínico ICBAS – CHP

consórcio entre o Centro Hospitalar do Porto, E. P. E., e a Universidade do Porto, através da sua unidade orgânica Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Centro Universitário de Medicina FMUP – CHSJ

consórcio entre o Centro Hospitalar de São João, E. P. E., e a Universidade do Porto, através da sua unidade orgânica Faculdade de Medicina.

Centro Académico Clínico de Coimbra CHUC – UC

consórcio entre o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E. P. E., e a Universidade de Coimbra.

Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve

consórcio entre o Centro Hospitalar do Algarve, E. P. E., e a Universidade do Algarve através do seu centro de investigação CBMR – Center for Biomedical Research e do seu Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina.

Centro Académico Clínico das Beiras

consórcio o Centro Hospitalar Cova da Beira, a Unidade Local de Saúde da Guarda, a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, o Centro Hospitalar Tondela – Viseu, a Universidade da Beira Interior, através da sua Faculdade de Ciências da Saúde e do Centro de Investigação em Ciências da Saúde, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da sua Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, o Instituto Politécnico da Guarda, através da sua Escola Superior de Saúde, e o Instituto Politécnico de Viseu, através da sua Escola Superior de Saúde.

Centro Académico Clínico Egas Moniz

consórcio entre o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E. P. E., o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E. P. E., o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E., a Universidade de Aveiro, os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Baixo Vouga e do Baixo Mondego, representados pela Administração Regional de Saúde do Centro, I. P. e o ACES de Entre Douro e Vouga I – Feira/Arouca, de Entre Douro e Vouga II – Aveiro Norte, do Grande Porto VII – Gaia e do Grande Porto VIII – Espinho/Gaia, representados pela Administração Regional de Saúde do Norte, I. P.

Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro (CACTMAD)

Consórcio entre o Centro Hospitalar de Trás -os -Montes e Alto Douro, E. P. E., a Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro e o Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de Trás -os -Montes — Alto Tâmega e Barroso, do Douro I — Marão e Douro Norte e do Douro II — Douro Sul, representados pela Administração Regional de Saúde do Norte, I. P.

Centro Académico Clínico do Alentejo (C -TRAIL)

Consórcio entre a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Beja, a Administração Regional de Saúde do Alentejo, I. P., o Hospital do Espírito Santo de Évora, E. P. E, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E. P. E. (ULSNA), a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E. P. E. (ULSLA) e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E. P. E. (ULSBA).

Centro Académico Clínico Católica Luz

Associação CAC Católica Luz — Centro Académico Clínico Católica Luz. Associação que visa potenciar as sinergias já existentes entre a Universidade Católica Portuguesa, a Luz Saúde, S. A., o Hospital da Luz, S. A., a GLSMED Learning Health, S. A., e a União das Misericórdias Portuguesas.

Fonte: https://www.sns.gov.pt/institucional/centros-academicos-clinicos/